![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF7gksItPMxFFNM0raRjUyWlLfbMqHVHnltR6Rkv-tVU42xS7u7a_Kqb-nF0WSvTy56Yp9UInnjvu5xATLU-tc56sQozBwil0niqaYNLnP94pJHj6fStK4QpuutZ2w1ZOCAMK-biX4Cjw/s320/semttulo8.jpg)
Assim, começa normalmente depois do jantar, constituído por sardinhas assadas, batatas cozidas e pimentos ou entrecosto e fêveras de porco na brasa, acompanhadas de saladas, jantar obviamente regado com vinho verde ou cerveja, mais modernamente.
Findo o jantar, os grupos de amigos começam a encontrar-se, organizando rusgas de S. João. Tradicionalmente, as pessoas muniam-se de alhos pôrros e molhos de cidreira, actualmente as armas são outras, mudaram para martelos de plástico, duros e ruidosos, mas que acabaram por ser bem aceites e hoje já fazem parte da tradição.
Há alguns anos atrás, o S. João limitava-se a uma área da cidade que era constituída pelas Fontainhas, a Rua Alexandre Herculano, a Praça da Batalha, a Rua Santa Catarina, a Rua Formosa ou Rua Fernandes Tomás, a Rua de Sá da Bandeira, a Rua Passos Manuel, a Praça da Liberdade, a Av. dos Aliados, a Rua dos Clérigos, a Praça de Lisboa, e no retorno, subindo-se a Rua de S. António, estava praticamente concluído o percurso obrigatório.
O S. João do Porto é uma festa onde ricos e pobres convivem uma noite de inteira e onde a festa é constante. Nos bairros, a festa continua e as comissões organizadoras de cada uma mantém o baile animado até altas horas da madrugada...
São típicas também as Quadras de S. João. Muitas Quadras Populares são publicadas no Jornal de Notícias, no dia de S. João.
Ficam aqui alguns exemplos...
Meu querido S. João
És um santo popular
Traz teu arco e teu balão
Vem com o povo dançar!
*
*
Eu sou a fonte vadia
Dum S. João vagabundo
Que mata a sede à folia
Da maior noite do mundo
*
*
Meu balão não é d'espanto!
Não tem vinda, só tem ida,
Leva risos, leva pranto…
Tudo faz parte da vida.
*
*
Ninguém se sente sozinho
Na noite de S. João:
O de mais longe é vizinho,
O de mais perto é irmão.
*
***
Sem comentários:
Enviar um comentário