10.12.08

10 de Dezembro - Dia dos Direitos do Homem

Vives numa casa, com a tua família. Tens comida, tens roupa, tens brinquedos, andas na escola. Ninguém te faz mal. Tudo isto quer dizer que vives em liberdade. Esta é uma palavra fundamental, pois todos nós – crianças e adultos – temos direito à liberdade. E a Liberdade é um dos nossos direitos mais importantes. Mas, infelizmente, o mundo é muito desigual: há muitos sítios em que não se respeita os direitos das pessoas (os direitos do homem, quer dizer, os direitos de todas as pessoas, de toda a humanidade), mesmo que elas ainda sejam crianças. É importante que saibas tudo isto. Para que tenhas consciência dos teus direitos, para que respeites os direitos dos outros, para que defendas os teus direitos e os direitos dos outros.


Os Direitos do Homem fazem hoje 60 anos. Foi no dia 10 de Dezembro de 1948 que, em Paris, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento que é principalmente baseado na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão feita em França em 1789.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclama a Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objectivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adopção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.


Com o livro acima apresentado, poderão saber mais sobre os Direitos do Homem. Boa leitura!




Sem comentários:

Enviar um comentário