24.6.08

Mensagem Amiga

A professora Diana Magalhães lançou-me o desafio para,
como responsável da Biblioteca, escrever um artigo para este blogue.
Assaltou-me logo uma ideia que transporto
há meses – escrever sobre o grupo de “Amigos da Biblioteca”.


Foi uma experiência gratificante: deu-me um enorme prazer observar o grau de empenhamento, de entusiasmo e de responsabilidade da maioria dos alunos que compunham este grupo. Lembro, com ternura, algumas das questões que me foram colocando ao longo do ano: “Amanhã não posso vir, tenho de ficar a tomar conta do meu irmão. Vou ser despedida?” “Desculpe, professora, cheguei atrasada, pois fui almoçar a casa e demorei mais” “Não fica zangada, se eu for lá para fora brincar? Hoje não me apetece estar aqui?” “Quando passo de estagiário a efectivo?”
Os amigos levaram muito a sério as suas funções, fosse a ajudar os colegas nos trabalhos de casa ou a encontrar um livro, fosse a fazer o levantamento das sugestões apresentadas e arrumadas na caixa de sugestões, ou a organizar o dossiê “grupo de amigos”, ou a ajudar na zona de atendimento, ou preenchendo as requisições, em computador ou entregando e devolvendo material, ou…
Desenvolveram competências relacionais, culturais, inter-pessoais, de informação e de promoção da leitura. Seleccionaram textos que leram em público e adivinhas ou anedotas para contar; criaram os seus próprios textos, aprendendo a processá-los (alguns não sabiam absolutamente nada de processamento de texto), fizeram avisos e divulgaram as actividades, dinamizaram, com iniciativa, a realização de muitas acções, começando por dar sugestões, planificando, superando os obstáculos, medindo os apoios e avaliando os resultados. Alguns tiveram de ler muitas obras, para serem capazes de aconselhar leituras aos colegas mais indecisos. Venderam rifas para angariação de fundos.
Perguntavam muitas vezes “Estamos tesos?” numa afirmação de pertença, sentindo a Biblioteca como seu património e isso, não só me sensibilizou como foi, muitas vezes, a força motivadora para que eu continuasse o meu trabalho.
Bem sei, que algumas vozes, neste momento, dirão baixinho: “…houve dias de uma grande desorganização, com muitos amigos dentro de um espaço demasiado pequeno, atropelando-se…” É verdade! O grupo cresceu muito, muito, num espaço curto de tempo. Houve sempre muitos alunos a pedirem para se inscreverem como amigos. No fim do 2º período tivemos que repensar a sua organização e formaram-se os clubes. Mas, mesmo assim, eram muitos os alunos. No próximo ano, talvez tenhamos de repensar, novamente, a organização e o funcionamento, mas é isso o que acontece sempre que há um processo de crescimento…
Apesar disso, mesmo com alguns mas…, valeu a pena. Se valeu! As relações inter-pessoais fluíram, foram de entreajuda, doces, afáveis, com os alunos a pedir desculpa sempre que falavam agressivamente, ou, sempre que interrompiam uma conversa.
Por isso, obrigado! Um agradecimento especial à Diana Pereira, presidente do ”grupo de amigos”, pela sua capacidade de liderança, pelo seu dinamismo, pela solidariedade manifestada e…muito mais.
Outro agradecimento, comovido, à professora Diana Magalhães, que tão bem soube cuidar deste blogue e sempre tão delicada com os alunos, tão entusiasta e paciente nas relações com os que com ela tiveram o prazer de trabalhar.
Um obrigada final a todos os que alimentaram este projecto, nele acreditaram e nele me fizeram acreditar, nomeadamente à equipe que tive a honra de coordenar.


Cristina Santos


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários:

Enviar um comentário