A professora Diana Magalhães lançou-me o desafio para,
como responsável da Biblioteca, escrever um artigo para este blogue.
Assaltou-me logo uma ideia que transporto
há meses – escrever sobre o grupo de “Amigos da Biblioteca”.
Foi uma experiência gratificante: deu-me um enorme prazer observar o grau de empenhamento, de entusiasmo e de responsabilidade da maioria dos alunos que compunham este grupo. Lembro, com ternura, algumas das
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilnmQzSpXI_zj6DSZhxYFKOJkmg4J9tFke0FaylMtzgyrUWeGMjd-Rwr42uwuzgcFbgoeBa0a-QbEvRft4fHyShwiyEx5HrnkffLaq5uZ8O1szeutQCgxs4EXUFC4D6j358XqmDdM_DgM/s320/great+books.jpg)
Os amigos levaram muito a sério as suas funções, fosse a ajudar os colegas nos trabalhos de casa ou a encontrar um livro, fosse a fazer o levantamento das sugestões apresentadas e arrumadas na caixa de sugestões, ou a organizar o dossiê “grupo de amigos”, ou a ajudar na zona de atendimento, ou preenchendo as requisições, em computador ou entregando e devolvendo material, ou…
Desenvolveram competências relacionais, culturais, inter-pessoais, de informação e de promoção da leitura. Seleccionaram textos que leram em público e adivinhas ou anedotas para contar; criaram os seus próprios textos, aprendendo a processá-los (alguns não sabiam absolutamente nada de processamento de texto), fizeram avisos e divulgaram as actividades, dinamizaram, com iniciativa, a realização de muitas acções, começando por dar sugestões,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu3V1uaXDV4yWkVEY6qIMjMtkLnXXzCGyQOcL1PQWJ9Cu8Zo1wcs4G-fKbZpneamr62UBEBI-n3WLxdM2lucBTzj7XdFUzS69ZBe-Wq4hLtl-A-O9gNBve_GpJZmJbBG_lltWGwWVEUgg/s320/lire+5.jpg)
Perguntavam muitas vezes “Estamos tesos?” numa afirmação de pertença, sentindo a Biblioteca como seu património e isso, não só me sensibilizou como foi, muitas vezes, a força motivadora para que eu continuasse o meu trabalho.
Bem sei, que algumas vozes, neste momento, dirão baixinho: “…houve dias de uma grande desorganização, com muitos amigos dentro de um espaço demasiado pequeno, atropelando-se…” É verdade! O grupo cresceu muito, muito, num espaço curto de tempo. Houve sempre muitos alunos a pedirem para se inscreverem como amigos. No fim do 2º período tivemos que repensar a sua organização e formaram-se os clubes. Mas, mesmo assim, eram muitos os alunos. No próximo ano, talvez tenhamos de repensar, novamente, a organização e o funcionamento, mas é isso o que acontece sempre que há um processo de crescimento…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIvSiJMKZqzYdrQotjpj5XWC1bWMw4iSb43YDP2kx8CCz2Tv-GwQXsxwYcYynod5_pVcQNuyHLzziBiZt_CjKhlUe9ML-j5cRjOB2QrUHCNYQZNNsF5G05yN4FpTYq1NW3yV5heOPJwT8/s320/magic_book-big.gif)
Por isso, obrigado! Um agradecimento especial à Diana Pereira, presidente do ”grupo de amigos”, pela sua capacidade de liderança, pelo seu dinamismo, pela solidariedade manifestada e…muito mais.
Outro agradecimento, comovido, à professora Diana Magalhães, que tão bem soube cuidar deste blogue e sempre tão delicada com os alunos, tão entusiasta e paciente nas relações com os que com ela tiveram o prazer de trabalhar.
Um obrigada final a todos os que alimentaram este projecto, nele acreditaram e nele me fizeram acreditar, nomeadamente à equipe que tive a honra de coordenar.
Cristina Santos
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * * * * * * *