29.1.08

Carnaval

Para a semana, é Carnaval! Como o tempo passa depressa!!

Pequena História do Carnaval...
A história do carnaval começa no princípio da nossa civilização, na origem dos rituais, nas celebrações da fertilidade e da colheita nas primeiras lavouras, às margens do Nilo, há seis mil anos atrás. Os primeiros agricultores exerciam a capacidade humana, que já nas nas cavernas se distingiuia em volta da fogueira, da dança, da música, da celebração...
Foram na intenção da Deusa Isis, no Egito Antigo, as primeiras celebrações carnavalescas. Com a evolução da sociedade grega evoluiram os rituais, com os cultos ao Deus Dionisus e as celebrações dionisíacas. Na Roma Antiga, festejavam os Deuses Baco, Saturno e Pã.
A Sociedade Clássica acrescenta ainda uma função política às celebrações, tolerando a crítica aos governos e governantes nos festejos.
A civilização judaico cristã renega e condena o carnaval. No séc. XV, o Papa Paulo II contribuiu para a sua evolução imprimindo uma mudança estética ao introduzir o baile de máscaras quando permitiu que em frente ao seu palácio, se realizasse o carnaval romano. Novas manifestações adquiriram forma: corridas, desfiles, fantasias...

Quando pensamos em Carnaval, pensamos logo no Carnaval do Rio de Janeiro.
Na Europa, os mais famosos carnavais são os de Veneza, Nice, Munique e Roma, mas também os de Nápoles, Florença e Paris.


Aqui fica um poema sobre o Carnaval de duas alunas do 6º ano da Escola de Miranda do Douro.


O Carnaval é uma alegria,
Que nós vamos celebrar.
E contentes desfilaremos,
A sorrir e a cantar.
*
Pelas ruas de Miranda,
Todos nós vamos passar.
E todos juntos no cortejo
As multidões vamos alegrar.
*
Neste dia tão belo
Deixamos alegria no ar.
É isto que queremos,
A nossa tradição relembrar.
*
Nós gostamos do Carnaval,
Para falar e nos divertir.
E assim um dia podemos,
Recordar, cantar e rir.
*
Nos diários vamos escrever,
Para nos relembrar.
Este dia tão querido,
Que nós fomos festejar.

Soraia Igreja, Filipa Pereira, Carla Cunha, 6.º B
EB 2 de Miranda do Douro (2003)



Se tu também te sentes inspirado(a) nesta época festiva, apresenta o teu poema ou pequena história sobre o Carnaval à Equipa da Biblioteca e vê o teu trabalho publicado neste BLOG!

Sem comentários:

Enviar um comentário