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- Para se desenvolverem hábitos de leitura autónoma, são necessárias muitas actividades de leitura orientada.
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- É indispensável uma prática constante de leitura na sala de aula e na biblioteca, em casa, durante vários anos. O treino da leitura não deve ser remetido apenas para o tempo livre ou para casa, pois, se o for, em muitos casos não se realiza.
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- A promoção da leitura implica um desenvolvimento gradual, e só se atingem os patamares mais elevados quando se respeitam as diversas etapas desse processo.
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- Para despertar o gosto pela leitura e estimular a autonomia, é necessário ter em mente a diversidade humana, considerar as idades, os estádios do desenvolvimento, as características próprias de cada grupo, o gosto e o ritmo próprios de cada pessoa.
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- Os projectos de leitura devem ser múltiplos e diversificados de modo a generalizar o acesso à leitura.
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- A escola deve proporcionar a criação de um ambiente social favorável à leitura.
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- Pretende-se assim estimular nas crianças e nos jovens o prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola, designadamente nas salas de aula, nas bibliotecas e na família.
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